O ex-governador e pastor batista Mike Huckabee foi escolhido por Donald Trump como embaixador dos EUA em Israel, segundo o The New York Times.
Eleito duas vezes para servir mandatos completos de quatro anos como governador do Arkansas, Huckabee foi recentemente classificado como o segundo sionista cristão mais influente da América, de acordo com o The Jerusalem Post.
“Tudo o que eu abraço como cristão está enraizado nas promessas que Deus deu ao povo judeu”, é uma das várias declarações de Huckabee a favor de Israel.
Dos muitos amigos cristãos da “Irmandade Internacional de Cristãos e Judeus” (IFCJ, sigla em inglês) e do Estado judeu, nenhum tem paixão e chamado mais forte do que Mike Huckabee, teria afirmado o rabino Yechiel Eckstein, fundador do IFCJ.
Elogiando Huckabee na época, ele justificou: “Suas realizações – governador do Arkansas, candidato presidencial, pastor batista do sul ordenado e apresentador de televisão – certamente mostram que ele é um homem de ação e um homem de Deus”.
Pastor batista
Huckabee se formou na Universidade Batista de Ouachita e participou brevemente do Seminário Teológico Batista do Sudoeste.
Ele abandonou o seminário para servir como televangelista, e construiu sua carreira como pastor antes de entrar na vida pública.
Huckabee serviu como pastor de duas igrejas Batistas do Sul no Arkansas.
Como político, ele já se manifestou contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, contra o aborto, exceto em casos de risco à vida da gestante, e declarou não acreditar na teoria da evolução das espécies de Darwin.
Sua filha é Sarah Huckabee Sanders, ex-secretária de imprensa de Trump e atual governadora do Arkansas.
Pró-Israel
Trump tem adotado uma postura fortemente pró-Israel na formação de sua equipe, o que explica sua escolha por Huckabee, apesar de ele não ter experiência em política externa ou serviço diplomático. No entanto, Huckabee é visto como um aliado evangélico fervoroso de Israel.
"Mike tem sido um grande servidor público, governador e líder na fé por muitos anos", disse Trump.
“Ele ama Israel, e o povo de Israel, e também o povo de Israel o ama. Mike vai trabalhar incansavelmente para trazer a paz no Oriente Médio!”
Em uma entrevista de 2017 à CNN, Huckabee declarou: “Há certas palavras que me recuso a usar. Não existe tal coisa como uma Cisjordânia. É a Judeia e Samaria. Não existe tal coisa como um acordo. Eles são comunidades, são bairros, são cidades. Não existe tal coisa como uma ocupação.”
Nessa linha, na segunda-feira (11) Trump anunciou a deputada Elise Stefanik como embaixadora dos EUA na ONU.
Stefanik é conhecida por seu apoio incondicional a Israel e por suas críticas à abordagem do governo Biden em relação ao Oriente Médio.
Huckabee visitou Israel pela primeira vez há cinquenta anos. Ao longo dessas cinco décadas, esteve no país mais de 100 vezes, levando dezenas de milhares de visitantes para Israel.
Publicada por: RBSYS
Copyright © 2024 Rádio Labaredas de Fogo. Todos os direitos Reservados.